Pensar bem é ver as coisas exatamente como são

Foto do colunista
Por Contra os Acadêmicos
28 de agosto de 2023

"O bom pensador procura ver nos objetos tudo o que eles contêm, e nada mais", diz o filósofo espanhol Jaime Balmes. Há pessoas que têm o talento de ver muito em tudo, mas acabam caindo no erro de verem demais. Elas enxergam o que não existe e não o que realmente há. Procuram na menor circunstância uma oportunidade para discorrer exageradamente sobre algo, ou, como diz o autor, "levantar castelos no ar".

Já outros padecem do defeito contrário. Eles enxergam bem, mas pouco. Penetram as coisas de um só lado, e se este lado desaparece, não conseguem ver mais nada. Essas pessoas geralmente são sentenciosas e obstinadas. Sentenciam a realidade na medida do que cabe na sua limitada visão, sem deixar margem para dúvidas.

"Como caipiras que jamais saíram de sua roça, para eles o mundo termina no horizonte."

Os jovens, em particular, são mais suscetíveis a essa atitude, pois, como observa Goethe, "quando se é jovem não se vê as coisas senão por uma só perspectiva; uma grande obra, pelo contrário, exige uma pluralidade de perspectivas e é nisso que se fracassa".

No estudo como na vida, não devemos ser "construtores de castelos" nem "caipiras", mas bons pensadores. Devemos buscar um entendimento lúcido, capaz e exato, que abarca em seu estudo o objeto por inteiro, encarando-o sob todas as suas faces, em todas as suas relações. Esse entendimento deve transparecer em tudo, da nossa escrita à nossa conversação, distinguindo-se pela nossa clareza, precisão e exatidão. Se a matéria é abstrata e difícil, e o caminho é obscuro, não importa! Pois seremos guias experientes; saberemos como evitar o cansaço e economizar o tempo. Seja esse o nosso ideal.

MENSAGEM DA EQUIPE Seu apoio é mais importante do que nunca.

Desde 2014 o Contra os Acadêmicos trabalha para divulgar a boa filosofia e incentivar a autoeducação. Apoiando nosso projeto, você assegura a continuidade do nosso trabalho.

Foto do Biografado
Contra os Acadêmicos

O Contra os Acadêmicos é um projeto educacional de ensino-aprendizagem voltado para o estudo de Filosofia e temas afins. Surgiu da união voluntária de estudantes e professores com o objetivo de auxiliar o estudante autodidata com o fornecimento de bibliografias, guias de estudo e conteúdos de qualidade em geral.


Comentários


    Não há comentários nessa publicação.