Por: Contra os Acadêmicos
21/07/2025

A Lista das Listas
O sujeito que nunca tenha lido um livro até o fim, mas que de tanto vasculhar índices e arquivos tenha adquirido uma visão sistêmica do que deve ler nos anos seguintes, já é um homem mais culto do que aquele que, de cara, tenha mergulhado na “Divina comédia” ou na “Crítica da razão pura” sem saber de onde saíram nem por que as está lendo.". — Olavo de Carvalho.
Durante anos, o Contra os Acadêmicos forneceu o chamado “Ordenamento das Leituras”, que se propunha a ser “o guia definitivo das listas de leitura”. Propunha-se uma ordem rígida, na qual as obras deveriam ser lidas de forma sequencial, chegando-se a desencorajar a consulta a outras listas antes que se avançasse até certos pontos da lista de filosofia. Havia, inclusive, uma página denominada “Monumento dos Teimosos”, criada exclusivamente para colecionar e expor o desespero de estudantes que se sentiam perdidos por não seguirem o ordenamento.
Contudo, entendemos agora que a cega aderência a um ordenamento de leituras genérico é a morte do espírito do estudante e, por isso, decidimos pôr fim a essa prática. Dessa forma, propomos uma nova maneira de utilizar nossas listas. Nossa proposta não é que se leia aleatoriamente, e sim que o próprio estudante construa o seu ordenamento com base em seus interesses. Para tanto, é importante, antes de tudo, que o estudante defina a finalidade de seu estudo:
• Onde você quer chegar com suas leituras?
• Quais perguntas você quer responder?
Uma vez definida essa finalidade, o estudante poderá utilizar-se de nossas listas para encontrar as obras mais pertinentes. É mister compreender que a mera busca bibliográfica já é trabalhosa em si mesma, mas a recompensa por empreender esse esforço é formidável, como sugere a citação do prof. Olavo de Carvalho no início desta página.
Apesar disso, não se pode desprezar a importância dos Prolegômenos da Lista de Filosofia. Ainda sugerimos que a sua leitura tenha precedência antes de o estudante aventurar-se na literatura filosófica. Para manter coerência com o que dissemos, explicamos o motivo: se você não sabe nem português, não sabe ler; se não sabe por que ler, não buscará fazê-lo; se desconhece a importância do estudo, não lhe dará o devido valor. Os Prolegômenos fornecerão exatamente isso ao estudante: motivação, método e pré-requisitos para que, então, possa caminhar sozinho.
Além de tudo isso, nós escrevemos um Ebook com orientações preliminares para ajudá-lo a construir seu próprio plano de estudos. Você pode adquiri-lo gratuitamente aqui: Lista das listas.
1. Listas de leitura ordenada por assunto
Humanas
Exatas
Literatura
2. Listas de leitura por autor
Estas listas não possuem ordem de leitura entre si, apenas ordem interna de cronologia e dificuldade.
3. Listas de leitura auxiliares
Há ainda as listas de leitura auxiliares com conhecimentos úteis ao candidato a polímata. Ei-las.
Lista de Leituras sugeridas por Mortimer Adler
Lista de Leituras sugeridas por José Monir Nasser
Lista de Autores Brasileiros recomendados por Olavo de Carvalho
Lista de Leitura de Introdução ao Tomismo
Lista de Leitura de Filosofia Chinesa
Lista de Leitura de Catolicismo Romano
Bem-vindo ao Contra os Acadêmicos!
Bons estudos!
LISTA
Filosofia
Sobre o autor
O Contra os Acadêmicos é um projeto educacional de ensino-aprendizagem voltado para o estudo de Filosofia e temas afins. Surgiu da união voluntária de estudantes e professores com o objetivo de auxiliar o estudante autodidata com o fornecimento de bibliografias, guias de estudo e conteúdos de qualidade em geral.
Outros artigos do autor
Carregando...